inicio | notícias | testemunhos | contactos  
Rancho Folclórico   Grupo de Bombos   BTT/Ciclismo   Pedestrianismo
Continuaremos a dar uma imagem do Antigamente ainda tão presente. Constituído por cerca de 20 elementos, este grupo de zé-pereiras pertence à grande Família ACRTX. Mantemos a organização anual dos nossos Passeios, procurando sempre percursos novos e interessantes. Mais do que andar a pé, o pedestrianismo é uma actividade praticada em permanente contacto com a natureza.
ver mais ver mais ver mais ver mais
 
Notícias
MAIS UMA GRANDE PRESTAÇÃO EM FRANÇA DA EQUIPA SKODA IRMÃOS LEITE | BIKEBOX | ACRTX
[ler mais]
17ª Caminhada da Primavera
[ler mais]
Jogo da Panela em Domingo de Páscoa é uma tradição da aldeia de Tourencinho
[ler mais]
Equipa de ciclismo em tres frentes
[ler mais]
Ver tudo
 
Patrocínios
 
 
Gastronomia
 

Tourencinho possui uma deliciosa gastronomia que irá, certamente, agradar ao turista que optar por tomar aqui as suas refeições. Assim, evidenciam-se os seguintes pratos típicos: o Cordeiro e o Borrego Assados, prato típico, principalmente no dia de São João, assim como os Enchidos de Porco.


Cordeiro Assado

Ingredientes:

2 kg de cordeiro
2 dentes de alho
1 colher de chá de colorau
2 folhas de louro
2,5 dl de vinho branco
1 ramo de salsa
70 g de banha
Sal
Preparação:

Faz-se uma papa com os ingredientes, esmagando tudo num almofariz. Coloca-se, então, o cordeiro, unta-se com a papa, rega-se com o vinho branco e deixa-se marinar, durante cerca de duas horas. Leva-se a assar em forno forte e serve-se com batatas louras.

 

Alheiras

Ingredientes:

Carne de porco
Galinha
Carne de vitela
Pão
Alho
Banha de porco
Pimentão
Tripas Preparação:

Coloca-se um pote grande de ferro ao lume com todas as carnes que, depois de cozidas, são retiradas do pote e desfiadas. Seguidamente, corta-se o pão muito fino e junta-se a água onde se cozeram as carnes e acrescenta-se a carne desfiada, a banha, o pimentão, assim como o alho bem pisado. Por último, mexe-se tudo muito bem com uma colher e, com uma trolha ou com uma máquina, coloca-se a massa obtida nas tripas, que foram previamente bem lavadas.

 

Linguiças


Ingredientes:

5 kg de carne (febra magra e gorda)
10 dentes de alho
3 l de vinho
1 l de água
2 folhas de louro
2 laranjas
100 g de colorau
1 malagueta
Pimentão em pó
Sal
Preparação:

Corta-se a carne aos bocados, para um alguidar de barro. Tempera-se com o sal, os dentes de alho, o vinho, a água, o louro, a malagueta, as laranjas cortadas aos bocados com casca, o pimentão e o colorau. Envolve-se tudo e alisa-se a superfície. Mexe-se todos os dias, com uma colher de pau, e no fim de oito dias, enchem-se as tripas de porco, deixando de lado as rodelas da laranja. Aperta-se, então, a massa para ligar e pica-se com uma agulha para que possa sair o ar. O processo de atar é igual ao dos outros enchidos. Depois, passam-se por água e vão ao fumeiro durante cerca de dez dias. Antes de encher, as tripas são lavadas, esfregadas com limões e aguardente, ficando assim temperadas de um dia para o outro.
Para acompanhar estas saborosíssimas iguarias, aconselha-se o Vinho Verde que por cá se produz.