inicio | notícias | testemunhos | contactos  
Rancho Folclórico   Grupo de Bombos   BTT/Ciclismo   Pedestrianismo
Continuaremos a dar uma imagem do Antigamente ainda tão presente. Constituído por cerca de 20 elementos, este grupo de zé-pereiras pertence à grande Família ACRTX. Mantemos a organização anual dos nossos Passeios, procurando sempre percursos novos e interessantes. Mais do que andar a pé, o pedestrianismo é uma actividade praticada em permanente contacto com a natureza.
ver mais ver mais ver mais ver mais
 
Actividades
 
16   Tradiocional Jogo da Panela e Mostra de Olaria Preta
ABR
14   17ª Caminhda da Primavera
MAI
Ver tudo
Notícias
Volta a Lugo em Master e 1ª Prova da Taça de Portugal XCM em Melgaço
[ler mais]
CTM Vila Pouca Aguiar 2017 - 1ª Prova Campeonato Arcvr Ciclismo
[ler mais]
APRESENTAÇÃO DA EQUIPA SKODA IRMÃOS LEITE - BIKE BOX - ACRTX
[ler mais]
Boas Festas
[ler mais]
Ver tudo
 
Patrocínios
 
 
Turismo
 

Tourencinho conta com a Associação Cultural e Recreativa Tourencius dos Xudreiros para preservar e divulgar as tradições locais.

No ano de 2011 foram eleitas as "Sete Maravilhas Naturais" do concelho de Vila Pouca de Aguiar. É com orgulho que a Associação dos Xudreiros se congratula com a eleição da "Rota das sete Fragas" para este elenco restrito de belezas naturais. No seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=8UJylE9BWF8&feature=related, poderão apreciar a beleza destas "esculturas", formadas pelas forças da natureza.

Património Religioso e Cultural

Os apreciadores de arte religiosa não poderão deixar de visitar as capelas que se encontram espalhadas pelo monte e aldeia de Tourencinho


Cruzes da Via Sacra

Tudo indica que estas cruzes circundavam toda a aldeia sendo a parte final da Via Sacra A Crucificação no ponto mais alto da aldeia que se chama Outeiro e onde ainda hoje existem duas cruzes. Restam apenas cinco cruzes tendo sido uma destas transferida para o cemitério da localidade aquando da sua construção.

Alminhas
 

Estas Alminhas encontram-se na entrada da aldeia, na rua do Xudreiros, encastradas na parede de uma habitação feita de um retábulo de madeira pintada, esta manifestação religiosa representa uma das passagens de Cristo Crucificado.

Alminhas da Ponte

Na mesma rua junto à Ponte do Rio, estão situadas As Alminhas da Ponte. Encastradas na parede de uma habitação, sendo constituídas por peanha, nicho e cruzeiro. A peanha apresenta uma caixa de esmolas, com porta de ferro, e o nicho está inscrito numa peça de forma rectangular, estando assente num parapeito saliente. Este conjunto é rematado por um frontão, sendo o remate da empena sobrepujado por uma cruz latina. O nicho tem a forma de portal e conserva um retábulo que se distingue pelos tons azuis e pelas figurações de negro, estando representado, no centro, o crucifixo, ladeado pela imagem de Santo António e de Nossa Senhora, tendo as imagens de duas Almas aos pés.

Senhor dos Aflitos

Mais adiante, na direcção da Senhora do Extremo, encontramos o Senhor dos Aflitos, é constituída por uma cruz de pedra, revestida na parte da frente em madeira que contém uma pintura como imagem de Cristo Crucificado. Tendo em volta um muro de vedação e uma cobertura.

Capela nova de Tourencinho
(fotografada em fase de construção)

Capela de S. Domingos e S. Sebastião, atualmente reconvertida em Capela Mortuária

Capela de Santa Luzia

Localizada no monte de Tourencinho a 1km da aldeia, é a primeira capela que podemos ver ao caminhar-mos para o Santuário de Nossa Senhora do Extremo.

Capela de Nossa Senhora dos Milagres

Esta Capela também conhecida como Capela de São Jorge, localiza-se monte de Tourencinho, a 1,9km da aldeia. À frente da capela está a fonte milagrosa.

Santuário de Nossa Senhora do Extremo

O Santuário localiza-se no monte de Tourencinho, a 2,5km da povoação. Local de grande interesse a nível do concelho e distrito. É de realçar as Ladainhas que se realizam todos os anos, e a realização do Jubileu no Ano 2000.

Fontanários

À esquerda está o fontanário do centro de Tourencinho, situa-se à entrada da aldeia, de frente para a rua principal. Construído com granito, é de salientar os efeitos e os remates que o embelezam.

À direita vê-se o fontanário da Fonte do Poço, também ele construído em granito.

Espigueiros (Canastros)

Em vários locais da aldeia, podem ser observados canastros, vulgo espigueiros, possuindo alguns deles relógios de sol. Os espigueiros de maior destaque são os que se situam no Outeiro e na Eira do Carril.

Moinhos

Existem ainda vários moinhos na aldeia, que podem ser observados ao longo do Rio da Pena e do rio Corgo.